segunda-feira, 9 de julho de 2012

EDUCAÇÃO RIMA COM DIVERSÃO

O ano de 2012 começou com tudo pra galera do Projeto Mais Educação, na escola Joaci Pereira. Ampliando os muros da escola fomos aterrissar no Parque Ecológico do Cocó, um lugar cheio de vida, perfeito para quem aprecia o verde e caminhadas.
O Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. Na Serra da Aratanha, município de Pacatuba nasce o riacho Pacatuba, que, mais adiante, passa a ser denominado de riacho Gavião. Somente após o 4º Anel Rodoviário, no bairro Ancuri, o riacho recebe a denominação de Rio Cocó, onde dá início ao Parque. O primeiro ponto do rio Cocó a ter sido protegido e aparelhado foi criado em 29 de março de 1977 declarado de utilidade pública para desapropriação. Em 11 de novembro de 1983 o decreto municipal número 5.754 deu a denominação de Parque Adhail Barreto. Em 5 de setembro de 1989 o decreto estadual número 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó e expandido em 8 de junho de 1993 atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares.
Por ter toda a sua área dentro do município de Fortaleza em região de grande desenvolvimento urbano, os limites do parque estão constantemente sofrendo problemas de impacto ambiental e degradação do bioma. Lixo, detritos de materiais de construção e até um carro enferrujado estavam ali. O lugar também é conhecido como "Paraíso dos Gatos", pois muitos animais são ali abandonados.
Fazer a trilha nos fez entrar em contato com uma parte da cidade ainda desconhecida, lá encontramos o belo, e o espantoso... Lixo junto com plantas e vegetações belíssimas, animais exóticos como o sagui, ou popularmente conhecido "soim", junto a animais domésticos, abandonados, machucados, esquecidos...
Levamos para casa a certeza de que, se não cuidarmos melhor da natureza, não restará nada para no futuro ser apreciado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário